Apesar de todos os atrasos da segunda temporada de 86 -Eighty Six- , o final conseguiu fazer ondas entre a comunidade de anime. Os dois episódios finais conseguiram alcançar alguns dos tópicos do Reddit mais votados na comunidade /r/anime.
Com tanto hype em torno do programa popular, surge a pergunta ‘Devo assistir 86’. Aqui estão algumas razões pelas quais os espectadores devem dar uma chance a esse programa incrível e o que o separa de outros títulos disponíveis no momento.
O que é 86?

86 -Eighty-Six- é uma história trágica ambientada em San Magolia, uma nação que relegou os habitantes do distrito 86 para lutar contra a ‘Legião’. Um grupo de robôs autônomos que visam acabar com a humanidade. Mesmo que os 86 sejam a razão pela qual San Magolia ainda está de pé, a nação os trata como subumanos. Eles nem mesmo contam suas mortes como baixas no campo de batalha.
A série se concentra em Lena, uma oficial de San Magolia que está enojada com o tratamento de sua nação aos 86 e busca reformar o sistema de dentro para fora. Encarregada da unidade ‘Spearhead’, Lena tenta humanizá-los e passa a conhecer cada pessoa. No entanto, o campo de batalha é sombrio e muito poucos conseguem sair vivos.
Por outro lado, a 2ª temporada segue o esquadrão ‘Spearhead’ sobrevivente. Apesar de receberem refúgio da guerra, os membros restantes optam por retornar ao campo de batalha. Lá, eles encontram os mais duros até agora, responsáveis por um número astronômico de tragédias.
Razão 1: Animação CG suave

Animação em CG é um tema extremamente controverso entre os fãs de anime. Programas infames como Berserk (2016) e Ex-Arm demonstram o CG no seu pior. Outros acreditam que a animação desenhada à mão é superior à animação CG . Embora isso possa ser verdade até certo ponto, a animação CG economiza tempo e esforço para que os animadores de shows possam se concentrar em outras cenas importantes.
86 -Eighty Six- decide fazer uma rota CG completa para todos os mechs, que inclui todas as lutas de mech. Embora isso possa deixar alguns espectadores hesitantes, os mechs de CG combinam perfeitamente com os planos de fundo desenhados à mão e têm uma animação incrivelmente suave. Como resultado, como o CG é muito mais fácil de animar, as lutas Mech são extremamente fluidas e dinâmicas.
Razão 2: História e personagens atraentes
86 -Eighty Six- não apenas possui algumas lutas cheias de ação, mas também tem uma ótima história. A luta para combater o ataque de um exército autônomo adiciona uma tonelada de tensão à história. Acima de tudo, há uma tonelada de reviravoltas que mantêm o enredo fresco e emocionante.
86 -Eighty Six- também apresenta muitos personagens cativantes. A tentativa de Lena de desmantelar o tratamento desumano de sua nação aos 86 é admirável e é fácil torcer por ela. No entanto, alguns de seus privilégios ainda aparecem, mas a vemos se desenvolver e se afastar disso ao longo do tempo.
Por outro lado, vemos a guerra do ponto de vista de Spearhead, a unidade de Lena. Os muitos momentos da vida que temos para mostrar o quão próximo é o esquadrão deles e o vínculo familiar que eles compartilham. Isso torna ainda mais trágico quando vemos a morte brutal que os espera no campo de batalha.
Razão 3: Direção incrível
Por fim, a razão mais convincente a favor de assistir 86 -Eighty Six- é a excelente direção. Muitas vezes, a direção de um anime passa despercebida. Ao contrário dos shows de ação ao vivo, o anime não tem câmera, mas as cenas e os ângulos são calculados da mesma forma que em um filme normal.
86 -Eighty Six- é o primeiro trabalho de Toshimasa Ishii e Ryou Andou. Apesar disso, a comunidade de anime reconheceu esses dois como diretores de masterclass. As tomadas de câmera em 86 -Eighty Six- não apenas capturam as emoções de cada personagem, mas também trazem uma tonelada de simbolismo. Um momento de destaque foi o belo uso de proporções de tela na segunda temporada para transmitir as emoções por trás do personagem principal Shin.
Deve-se notar também que o uso de ambas as músicas do ED é usado para encerrar o episódio em diferentes notas emocionais, alternando entre as mãos para o céu e o ameaçador Avid. Embora certamente não seja original, adiciona muito à cena final de um episódio, deixando o espectador querendo mais do próximo episódio.
Não apenas os tiros eram incrivelmente emocionantes, mas o ritmo estava no ponto. A primeira temporada de 86 -Eight Six- adapta um único romance , que corre o risco de ser prolongado. No entanto, o show nunca parece arrastado, mantendo o espectador envolvido o tempo todo. Uma grande razão para isso é como o programa enfatiza os momentos emocionais enquanto encurta o enchimento no meio.
Acima de tudo, o conteúdo original do anime surpreendeu os espectadores. Seguindo os sobreviventes restantes em sua jornada final, as cenas capturam a natureza tranquila, contrastando com o inferno em que viviam anteriormente. Foi um momento incrivelmente emocional que levou a maioria dos espectadores às lágrimas.