Embora Goku seja facilmente o maior herói que o universo Dragon Ball já viu, há um aspecto de seu passado que é preocupante e problemático: Goku se sente confortável demais com o assédio sexual – e Vegeta o fez pagar por isso.
As questões envolvendo Goku em relação ao assédio sexual surgiram durante a clássica série Dragon Ball . Quando Goku era criança, ele foi literalmente criado na floresta e não interagia com ninguém além de seu avô recentemente falecido até que Bulma encontrou Goku vagando sozinho.. Por causa de sua falta de compreensão quando se trata de interações apropriadas com humanos – especialmente mulheres – Goku teve alguma margem de manobra até que ele aprendesse a se comportar adequadamente. Por exemplo, para ‘dizer a diferença’ entre uma ‘garota’ e um ‘menino’, Goku agarrava as virilhas de estranhos e baseava seu gênero apenas nas características físicas de seus corpos depois de tocá-los sem seu consentimento – o que significa que ele não apenas assume seu gênero, mas ele também os agride fisicamente. Imediatamente, Bulma diz a Goku que isso não é algo que ele pode fazer, já que ele inocentemente não sabia disso antes de ser informado, e então ele finalmente para.
No capítulo 509 de Dragon Ball de Akira Toriyama, Majin Buu destruiu a Terra e Goku e Vegeta se encontram no mundo dos Kais. Enquanto tentam bolar um plano para consertar o dano causado por Buu , os Z-Fighters restantes decidem usar as Dragon Balls de New Namek para restaurar a Terra e seu povo. No entanto, o Velho Kaiohshin acredita que as Esferas do Dragão são uma zombaria da natureza, e ele não permitirá que eles usem os orbes de realização de desejos. Então, em um esforço para convencê-lo a ajudá-los, Goku oferece ao Velho Kaiohshin fotos nuas de Bulma – algo que foi ouvido por Vegeta. Vegeta imediatamente grita com Kakaroto por objetificar Bulma daquele jeito. Não era apenas a esposa de Bulma Vegeta, mas ela também merecia mais respeito do que ter seu corpo exibido sem seu consentimento.