Apesar do fato de Piccolo ser um dos maiores heróis da história de Dragon Ball (depois que ele se tornou um vilão enlouquecido), Piccolo tem o péssimo hábito de tornar os malfeitores mais mortais de Dragon Ball ainda mais fortes.
Piccolo começou sua carreira em Dragon Ball como o Rei Demônio Piccolo, que era o mal concentrado do deus da Terra, Kami, encarnado. Depois que o rei Piccolo foi derrotado por Goku , ele produziu um ovo contendo sua forma reencarnada – a versão dos fãs de Piccolo que conhecem e amam hoje. Enquanto Piccolo inicialmente queria continuar nos passos de seu ‘pai’ matando Goku e jogando o mundo no caos, ele eventualmente se juntou aos Z-Fighters e desde então se tornou um dos defensores mais comprometidos da Terra. No entanto, parece que Piccolo não consegue se livrar de seu lado maligno inerente, porque em nada menos que três ocasiões distintas, ele acidentalmente tornou poderosos vilões ainda mais aterrorizantes.
No capítulo 500 de Dragon Ball de Akira Toriyama, Gohan está no meio de sua batalha com Majin Buu, e enquanto ele estava em vantagem no início da luta, Buu fez algo que lhe deu uma vantagem significativa: ele absorveu Gotenks e Piccolo. . Anteriormente, Gohan treinava com os Kais de seu universo e, com a ajuda deles, ele se tornou a versão mais forte de si mesmo e talvez até um dos lutadores mais poderosos do cosmos. Resumindo, Gohan era muito mais forte que Buu quando o vilão estava em sua forma básica, embora uma vez que Buu absorveu Gotenks e Piccolo, ele superou até mesmo Gohan. Enquanto Buu obteve a maior parte de seu poder de Gotenks, há uma coisa que ele derivou de Piccolo que lhe deu uma vantagem adicional sobre Gohan: a inteligência de Piccolo.