Um velho vilão voltou em One Piece , mas desta vez Sentomaru não está mais do lado do Governo Mundial . Apesar de fazer apenas algumas aparições na série, Sentomaru é um dos oponentes mais difíceis que os Piratas do Chapéu de Palha já lutaram. No entanto, parece que sua lealdade mudou, e ele não é mais um inimigo de Luffy e sua tripulação.
Sentomaru fez sua estreia durante o Arco do Arquipélago de Sabaody como comandante do Grupo de Ciências Especiais dos Fuzileiros Navais (SSG). Ele tentou capturar os Piratas do Chapéu de Palha ao lado do almirante Kizaru (a quem ele chama de ‘tio’), liderando um esquadrão de Pacifistas, os perigosos ciborgues mantenedores da paz criados pelo Governo Mundial usando o corpo de Bartholomew Kuma . Sentomaru então apareceu novamente durante a Summit War e, finalmente, quando os Chapéus de Palha retornaram brevemente a Sabaody após o intervalo de dois anos. Nesta segunda vez, ele foi incapaz de lutar contra Luffy e seus amigos, mas testemunhou seu incrível crescimento e força recém-descoberta, antes de partirem para o Novo Mundo.
Sentomaru foi apresentado como o guarda-costas do Dr. Vegapunk, mas isso aconteceu quatorze anos antes do cientista genial fazer sua estreia real no mangá. Por esse motivo, a relação entre eles ainda não está clara, além do fato de ambos pertencerem ao SSG dos fuzileiros navais. No entanto, Vegapunk recentemente teve um desentendimento com o Governo Mundial devido à sua pesquisa proibida na história do Grande Reino . Os assassinos de CP0 foram despachados para o laboratório de Vegapunk na Ilha Egghead para se livrar dele. No capítulo #1068 de One Piece , após o início do ataque CP0, Vegapunk ordena a mobilização de seus novos ciborgues, os Seraphim Pacifista, e coloca Sentomaru no comando deles, o que prova que o guarda-costas é leal a Vegapunk e não aos fuzileiros navais. ou o governo.