Poneglyphs são blocos de pedras que possuem uma importância incrível no mundo de One Piece . Apresentadas aos fãs durante o arco Alabasta, essas pedras carregam informações importantes que têm significado para a história do mundo de One Piece. Há um total de três tipos de Poneglyphs. Os mais importantes são os Poneglyphs Históricos e há um total de 17 deles no mundo. Esses Poneglyphs revelam pedaços da história do mundo que foi esculpida nas pedras pelos Kozuki. O segundo tipo de Poneglyphs é conhecido como Poneglyphs Instrucionais. Estes geralmente informam a localização de outros Poneglyphs que contêm pedaços de história.
Os Poneglyphs como o de Skypiea que dizia a localização da Arma Antiga Poseidon também é considerado um Poneglyph instrucional. O terceiro e possivelmente um dos tipos mais importantes de Poneglyphs são os Road Poneglyphs. Esses Poneglyphs foram recentemente introduzidos na história durante o arco Zou pela Tribo Mink. Os Road Poneglyphs incluem um conjunto de quatro pedras vermelhas, diferente de qualquer outro Poneglyphs. Eles são a chave para localizar o One Piece e a Ilha Final na Grand Line, conhecida como Laugh Tale. Somente encontrando todos os quatro Road Poneglyphs, a localização de Laugh Tale pode ser identificada.
A localização de todos os Poneglyphs da Rota

O primeiro Road Poneglyph a ser introduzido na série foi aquele que é protegido pela Tribo Mink dentro da Floresta das Baleias. Dentro da gigantesca Árvore da Baleia encontra-se um Road Poneglyph e depois que os Piratas do Chapéu de Palha ganharam a confiança da tribo, eles foram autorizados a dar uma olhada nele. Nico Robin imediatamente decodificou o Poneglyph e enquanto ela estava fazendo isso, Inuarashi e Nekomamushi revelaram a localização de mais dois Road Poneglyphs. Segundo eles, um dos quatro Road Poneglyphs estava nas mãos de Yonkou Big Mom, e outro estava na posse de Yonkou Kaido. Imediatamente depois, os Piratas do Chapéu de Palha se separaram e enquanto um grupo foi para Wano, o outro foi para a Ilha Whole Cake.
Durante o arco Whole Cake Island, Brook conseguiu colocar as mãos no Road Poneglyph que foi protegido pelos Piratas da Big Mom dentro do Whole Cake Chateau. Ao fazer uso inteligente de suas habilidades, Brook foi capaz de esfregar o Road Poneglyph da Big Mom com sucesso. Ao mesmo tempo, ele também tirou mais duas cópias de Poneglyphs históricos de sua sala de depósito de tesouros. A localização da segunda Poneglyph da Rota que supostamente estava na posse de Kaido ainda é desconhecida. Kaido já foi derrotado, mas o Poneglyph está longe de ser visto. Certamente não foi em Onigashima, o que ficou evidente pelo fato de que Law o vasculhou completamente.

Após a conclusão da guerra, Nico Robin encontrou um Poneglyph regular na base do Castelo de Orochi. No entanto, o Road Poneglyph estava longe de ser encontrado. Os fãs, no entanto, sabem que Kaido estava na posse de um e deve estar ao alcance dos Piratas do Chapéu de Palha até o final do arco. Isso deixa Luffy a apenas um Poneglyph de encontrar o caminho para a Ilha Final, Laugh Tale. O que é interessante, porém, é que a localização do último Road Poneglyph não é conhecida no momento.
A localização do última Poneglyph da Rota

Durante o arco Wano Country de One Piece, os fãs puderam vislumbrar Gol D. Roger circunavegando o globo inteiro. Em sua jornada, ele encontrou todos os quatro Road Poneglyphs, o que dá uma ideia de onde Luffy poderia começar a procurar o último. Roger roubou uma cópia do Poneglyph da Big Mom, assim como Luffy, e o Poneglyph em Wano foi dado a ele por Oden. Ao mesmo tempo, os Minks estavam dispostos a deixá-lo ver seu Road Poneglyph e o último restante foi encontrado na Ilha dos Homens-Peixe na Floresta do Mar ao lado daquele com o pedido de desculpas de Joy Boy nele. Em algum momento, no entanto, este Poneglyph foi movido da Floresta do Mar e foi mantido em um lugar desconhecido desde então.
As pessoas que saberiam de sua localização seriam os Piratas do Roger, como Shanks e Buggy, ou os membros dos Piratas do Barba Branca, como Marco, já que eram bons amigos do Rei Netuno, ou do próprio Rei Netuno. Com Luffy agora a apenas um passo de seu objetivo, o último Road Poneglyph certamente será um grande ponto da trama no futuro.
No primeiro volume de Road to Laugh Tale, a localização do último Poneglyph também foi provocada pelos editores. O folheto mencionava Elbaf como uma das possíveis localizações do último bloco de pedra. Isso faria sentido, já que os Piratas do Chapéu de Palha são obrigados a visitar a terra em um ponto ou outro. Também é uma idéia bastante prevalente que os Piratas do Chapéu de Palha irão direto para Elbaf depois do País de Wano. Nesse caso, o último Road Poneglyph pode ser adquirido lá e, ao fazê-lo, dar a Luffy acesso à Ilha Final, ou seja, Laugh Tale. Outra possibilidade é que o último Road Poneglyph esteja na Ilha Fullalead, que atualmente está sendo governada por Barba Negra. Isso significaria que o Yonkou atualmente já está de posse de uma dessas pedras e configuraria um confronto entre ele e Luffy, algo que os fãs já sabem que acontecerá no final da série. De qualquer forma, os fãs certamente descobrirão mais sobre o último Road Poneglyph assim que One Piece retornar de seu hiato de um mês.
Confira também:
- 10 melhores vilões de anime de todos os tempos
- Arcos One Piece – Confira a lista completa com todas sagas e arcos
- Revisão de One Piece 1054: o destino de Sabo revelado
Todos capítulos mais recentes do mangá de One Piece estão disponíveis na Manga Plus.