Dr. Vegapunk é o personagem mais inteligente de One Piece , mas antes do arco Egghead Island, os leitores só tinham visto Vegapunk sendo mencionado em conversas. Oda tem atormentado a base de fãs por mais de mil capítulos e, finalmente, no primeiro arco do que foi apelidado de “saga final”, o cientista genial fez sua primeira aparição.
Nos primeiros capítulos do arco Egghead Island, Oda apresentou aos fãs os diferentes satélites de Vegapunk, o que foi bastante confuso, pois nenhum deles parecia corresponder às expectativas dos fãs, que acreditavam que o cientista estava velho e cansado. Mais uma vez, Oda fez os leitores esperarem e, eventualmente, no capítulo 1066 de One Piece , o verdadeiro Vegapunk fez sua estreia.
A vontade de sobreviver
No capítulo seguinte, Vegapunk disse a Luffy que foi o destino que o trouxe para a ilha. O cientista procurou a ajuda de Luffy para sair da ilha, mas ele ainda não deu uma resposta. No capítulo 1062, foi provocado que Vegapunk quer algo dos Chapéus de Palha. Shaka, um dos satélites de Vegapunk, expressou abertamente seu desejo de conhecer os Chapéus de Palha e pediu a Lilith para acompanhá-los até sua localização.
Desde que entrou em contato com eles, ele forneceu informações valiosas sobre o passado, incluindo o massacre de Ohara e o antigo reino. Este é um indicador de que Oda está construindo algo grande. Longe de Egghead Island, o grupo de Rob Lucci recebeu a tarefa de eliminar todos os corpos de Vegapunk por um motivo não especificado. Dado o fato de que CP0 é uma organização secreta, seria quase impossível obter qualquer informação sobre seus planos para pessoas normais.
No entanto, Vegapunk é a coisa mais distante do comum. Shaka foi visto conversando com Dragon e dizendo a ele que sua morte é iminente, o que mostra que ele já está ciente das intenções do Governo Mundial. A súbita decisão de matar Vegapunk é certamente desconcertante e nos leva a pensar: “Por que o Governo Mundial quer eliminar Vegapunk, que os serviu por muitos anos?”
Aliado do pior criminoso do mundo
Até agora, está firmemente estabelecido que Vegapunk é amigo íntimo de Monkey D. Dragon. Os dois estavam juntos em Ohara após o massacre e, pela conversa, ficou evidente que eles remontam. O diálogo entre os dois personagens revelou vários grandes detalhes. Uma das grandes confirmações foi que Dragon convidou Vegapunk para se juntar aos Freedom Fighters, mas ele recusou porque não teria financiamento suficiente para fazer novas invenções. Curiosamente, quando Dragon disse que estava furioso com as ações do Governo Mundial , Vegapunk o lembrou de não perder de vista o objetivo, o que implica que os dois estavam trabalhando mutuamente em um objetivo.
Se o Governo Mundial de alguma forma descobriu a conexão entre os dois, isso explicaria por que eles querem se livrar dele. No entanto, as chances de Vegapunk ser descoberto são baixas; afinal, seria inacreditável ver o homem mais inteligente do mundo cometer um erro. A outra possibilidade é que o Governo Mundial acredite que Vegapunk serviu ao seu propósito. O maior trabalho de Vegapunk após o time skip foi aperfeiçoar o Pacifista para substituir o Shichibukai para que a Marinha não tivesse que depender de piratas.
Com o projeto Seraphim concluído, eles não precisam mais de Vegapunk. Além disso, seria tolice descartar a possibilidade de o Governo Mundial se sentir ameaçado por Vegapunk; afinal, ele pode criar coisas que nenhuma outra pessoa pode, e ele até projetou a Ilha Egghead após o antigo reino que existiu séculos atrás. Isso poderia ter deixado os superiores do Governo Mundial ansiosos, então eles querem eliminá-lo antes que ele possa causar qualquer dano significativo.