Os fãs de Dragon Ball sabem que não faltam reviravoltas ao longo da série – de Trunks acabando sendo a futura versão do filho de Vegeta e Bulma a Yamcha ganhando o respeito de Lord Beerus por causa de um jogo de beisebol – mas um deles está acima do resto como sendo o mais inesperado e o mais sutil.
Desde sua introdução, Gohan sempre quis ser um estudioso, que foi um desejo instilado nele por sua mãe, Chi-Chi, já que ela não queria que Gohan acabasse como Goku em termos de histórico de empregos. Aliás, um dos primeiros capítulos em que Gohan aparece, ele ganha uma página inteira no início do livro se apresentando como Gohan e dizendo que quando crescer quer ser um grande estudioso. Apesar disso, no entanto, Gohan continuou se envolvendo em batalhas de fim de mundo, já que seu poder como humano/Saiyajin tinha mais potencial do que o do próprio Goku ., então ele foi necessário em cada uma dessas lutas – tudo para o desgosto de Chi-Chi. Embora Chi-Chi sempre deixasse Gohan partir com os Z-Fighters para salvar o mundo, ela relutava em fazê-lo todas as vezes porque, novamente, ela queria que Gohan fosse um estudioso e não um lutador – uma verdade aparentemente universal dentro de DragonBall.
No capítulo 427 de Dragon Ball , de Akira Toriyama, Gohan é um garoto de dezesseis anos que frequenta o ensino médio e faz anos desde que ele se envolveu em um combate mortal. Claro, Gohan usará seus poderes Saiyajin para parar os criminosos humanos que praticamente não representam nenhuma ameaça à sua segurança (enquanto usa o alter-ego do super-herói: o Grande Saiyaman ), ele desistiu da vida de um lutador quando seu pai, Goku, morreu. célula de combate. No entanto, quando Gohan soube que o Torneio Mundial de Artes Marciais estava acontecendo dentro do cronograma este ano, ele decidiu que queria participar e perguntou a sua mãe se ele poderia faltar à escola para isso. Sem hesitar, Chi-Chi não apenas permitiu que Gohan fizesse isso, mas ativamente o endossou abandonando seus estudos por um tempo para entrar no torneio.