Os esboços originais do Super Saiyajin 3 de Dragon Ball inspiraram o design do Super Saiyajin 4 de Dragon Ball GT . Os esboços brutos de Toriyama de Akira para a forma Super Saiyan 3 de Goku , publicados no Super History Book do 30º aniversário de Dragon Ball , mostram que o design original para essa forma icônica incluía um recurso que mais tarde definiria a transformação igualmente icônica e controversa de Goku em Dragon Ball GT .
Em toda a história da franquia Dragon Ball , as duas transformações mais debatidas usadas por seus personagens devem ser Super Saiyan 3 e 4. Super Saiyan 3 fez sua estreia na parte final de Dragon Ball Z , a saga Majin Buu. Destacou-se desde logo pelo seu design único, que altera sensivelmente as características de quem o utiliza, mas também não conseguiu impressionar pelas limitações inerentes a esta forma. Na verdade, Super Saiyan 3 nunca conseguiu vencer uma luta , um recorde terrível para o que deveria ser a forma Saiyan mais forte da série original. O Super Saiyajin 4 muda ainda mais o aspecto do usuário, ostentando a cauda e o pelo da forma do Grande Macaco dos Saiyajins. Porém, por ser usado apenas em Dragon Ball GTe na mídia derivada de videogames, a canonicidade dessa transformação ainda é debatida hoje pelos fãs.
Apenas os fãs de Dragon Ball mais experientes sabem que Super Saiyan 3 e Super Saiyan 4 realmente compartilham uma grande conexão. O Super Livro de História do 30º Aniversário de Dragon Ball é um volume especial que comemora a gloriosa história da franquia. Ele contém informações, entrevistas com Akira Toriyama e até uma coleção de esboços preparatórios que o mangaká realizou durante a serialização original do mangá. Um desses esboços mostra o design original de Toriyama para a forma Super Saiyan 3 de Goku. Parece quase idêntico ao que apareceu mais tarde no mangá, com uma grande diferença: Goku voltou a crescer sua cauda nesta forma, assim como em Super Saiyan 4.