Ao contrário da maioria dos animes shonen, a franquia Naruto está repleta de mortes de personagens , com algumas das mortes mais profundas servindo como um meio de desenvolvimento do personagem ou avançando na trama. Como acontece com a morte de qualquer personagem, no entanto, surge o debate constante entre os fãs se a morte foi necessária para o enredo. É o caso da morte de Neji Hyuga, que perdeu a vida protegendo o protagonista da série, Naruto Uzumaki.
Embora o quadro icônico do sacrifício altruísta de Neji possa ter criado uma cena extremamente sentimental, muitos fãs argumentaram que a morte não era necessária. Além disso, os fãs apontaram que a reputação de Neji de ser aclamado como o prodígio do clã Hyuga também foi manchada por essa morte facilmente evitável. Por outro lado, Masashi Kishimoto, o criador de Naruto , tem repetidamente reiterado a favor desta morte controversa. De qualquer forma, explorar como a morte de Neji moldou ainda mais o personagem de Naruto é essencial para determinar o significado de sua morte, junto com o simbolismo que a cena retrata.
Desenvolvimento do Personagem de Naruto
A morte de Neji foi principalmente um catalisador para exacerbar o desenvolvimento do personagem de Naruto durante a Quarta Grande Guerra Shinobi , um fato que Kishimoto confirmou. Desde que Naruto inicialmente acreditava que nunca deixaria seus companheiros morrerem, era necessário permitir que ele sentisse a dor e a tristeza que vem com a perda de um amigo. Serviu como um meio de introduzir Naruto à perspectiva da realidade de Obito, que girava em torno de como não há nada além de dor e sofrimento neste mundo.
Isso também permitiu que Naruto percebesse que não estava em seu poder salvar todos os seus companheiros, e dar sentido a tal situação que desafiava seus ideais era a única maneira de seu personagem se desenvolver ainda mais. Isso fica evidente nos eventos que acontecem na série, pois Naruto é pego de surpresa e fica sem palavras após a morte de Neji, mas através da afirmação de seus companheiros , ele percebe que aqueles que caíram sempre viverão em seu coração, e aqueles que estão vivos não devem deixar seu sacrifício ser em vão. Uma lição tão rigorosa foi necessária para Naruto entender os riscos que estavam envolvidos, e que salvar a todos era uma façanha impossível.
O simbolismo por trás da morte
O Selo Amaldiçoado do Clã Hyuga sempre foi um tópico controverso no universo de Naruto, que tem sido continuamente associado a Neji Hyuga. A marca da maldição o prendia à servidão eterna à casa principal do clã, selando seu destino de ser simplesmente um escudo para a casa principal. No entanto, Neji se sacrificou não por causa da marca da maldição que o prendia à servidão, mas foi por sua própria vontade que ele agiu para proteger aqueles que amava.
Sua morte foi semelhante à de seu pai, Hizashi Hyuga, que voluntariamente deu sua vida para se libertar das correntes da servidão. A cena também foi irônica já que os dois membros da casa principal dos Hyuga , Hiashi e Hinata, estavam desprotegidos e dispostos a morrer pela vila, algo inédito no clã. Conforme Neji morre, o selo se desfaz e o pássaro engaiolado finalmente fica livre para voar para longe. Esse ato de abnegação desafia o propósito do selo, permitindo que ele defina seu próprio destino, sem qualquer interferência da casa principal do clã.
O relacionamento de Naruto e Hinata
Até este momento, o relacionamento de Naruto e Hinata nunca havia sido devidamente definido, com os dois compartilhando apenas alguns momentos juntos, e isso também como amigos. A morte de Neji forçou Hinata a se apresentar para Naruto em seu momento de necessidade, e esse gesto permitiu que Naruto finalmente percebesse o que ele significava para Hinata. Mesmo as últimas palavras de Neji são uma dica para Naruto, quando ele aponta para o fato de que Hinata estava disposta a dar sua vida.
Enquanto muitos chamam a decisão de Kishimoto de matar Neji para esses dois personagens terem esse momento como uma morte desnecessária, sua decisão de fazer de Hinata a personagem feminina principal foi final, e a morte de Neji foi um catalisador necessário para trazer esse relacionamento entre os dois. . A importância desse momento é ainda mais exacerbada pelo fato de Naruto acabar se casando com Hinata , algo que seria altamente improvável sem essa morte icônica.
Confira também:
- Naruto: o mangá spinoff de Sasuke o educa sobre algo que falta a ele e a Sakura
- Naruto: O Shinobi com mais Kekkei Genkai
- Por que Naruto e Hinata sempre foram feitos para terminar juntos