O infame Massacre de Uchiha é uma prova de quão cruel o mundo shinobi pode ser , já que o evento mudou completamente o curso não apenas da Vila da Folha, mas também do cenário político do universo de Naruto . A extensão da brutalidade do evento é ainda mais exacerbada pelo fato de que um dos Uchiha foi usado pela Folha para realizar o massacre. No entanto, a trama não foi realizada por uma pessoa, pois outro Uchiha estava na mistura, cujo papel foi prenunciado por Itachi.
O agressor Uchiha não era outro senão Obito , um ex-shinobi da Folha e mentor da Akatsuki. Com o poder do Mangekyo Sharingan e do Zetsu ligados ao seu corpo, Obito foi capaz de enfrentar todo o Clã Uchiha e matá-los sem sentido, um por um. Embora seu papel seja inicialmente prejudicado na série Naruto , seu verdadeiro papel e intenções são revelados mais tarde, junto com o que ele esperava alcançar com o massacre.
O golpe do Clã Uchiha
Depois de serem afastados dos assuntos da Vila e forçados a viver em reclusão, os Uchiha ficaram muito insatisfeitos com seu tratamento e desejaram derrubar o governo influenciado pelos Senju. Obito estava bem ciente desses planos e queria utilizar este evento a seu favor, já que o surto resultaria no enfraquecimento da Vila por dentro, apresentando uma oportunidade perfeita para ele atacar.
No entanto, seus planos mudaram quando ele foi confrontado por Itachi Uchiha, que sentiu a presença de Obito, um feito que nem mesmo os sensores de chakra conseguiram. Como Obito havia se apresentado como Madara , e insinuado que ele também tinha ódio pelo Uchiha, Itachi pediu a ele para ajudar a acabar com o clã. No entanto, Itachi também tinha uma condição; Obito deve poupar Sasuke e a Vila da Folha, ao que ele obedeceu.
O ódio de Obito pelo Uchiha era simplesmente resultado da animosidade de Madara em relação ao clã, já que eles o traíram há muito tempo e decidiram ficar do lado do governo liderado pelos Senju. Madara garantiu que o mesmo ódio fosse passado para Obito, já que o Uchiha sempre foi um obstáculo em seu caminho para alcançar o verdadeiro poder entre a Folha Oculta.
A Noite do Massacre
Na noite do massacre, Obito manteve sua promessa e atacou o complexo Uchiha ao lado de Itachi . Enquanto Itachi matou a população civil de Uchiha, Obito atacou diretamente o quartel-general da Força Policial Militar da Folha Oculta. Com seu Mangekyo sharingan e o poder que ganhou ao se fundir com o Zetsu, Obito foi capaz de massacrar todos os membros da Polícia Militar, o que é uma prova de seu poder absurdo.
Embora as capacidades superiores de Itachi fossem conhecidas tanto pelo Uchiha quanto pela Anbu, ele ainda não possuía força suficiente para enfrentar hordas de usuários do Sharingan. No entanto, a verdade foi moldada e Itachi foi apresentado como um shinobi todo-poderoso, capaz de causar imensos estragos. No entanto, na realidade, foi Obito quem mais fez para aniquilar o Uchiha, algo que permaneceu desconhecido para a maioria durante grande parte da série.
Os motivos de Obito por trás de seu envolvimento
O envolvimento de Obito no massacre levanta várias questões que, para muitos fãs, permanecem sem resposta. Em primeiro lugar, o próprio Obito era um Uchiha que estava seguindo as ordens de Madara. Eliminar seu próprio clã não faria sentido, especialmente quando seus objetivos estavam alinhados com seus planos de derrubar o governo da Folha. Inicialmente, Obito não tinha intenção de intervir no golpe, porém, após testemunhar a determinação de Itachi e perceber o quão útil ele seria para a Akatsuki, Obito mudou seus planos.
Outro motivo para participar do massacre foi a utilidade do Uchiha para a Folha. Como o clã compunha toda a Força Policial Militar, e o Sharingan era um dos jutsu oculares mais fortes da Folha Oculta, acabar com o Uchiha enfraqueceria muito a Folha internamente, algo do qual eles nunca poderiam se recuperar. Isso foi provado mais tarde na série, onde a Folha teve que se defender contra uma invasão da Areia Oculta, que presumiu que a Folha Oculta deveria estar enfraquecida pela perda da linhagem Uchiha.
Por fim, o derramamento de sangue da guerra civil teria criado vários usuários de Mangekyo que teriam complicado ainda mais as coisas para os planos de Obito . O plano geral funcionou perfeitamente a seu favor, pois ele se livrou de qualquer usuário adversário do Sharingan, enfraqueceu a vila da Folha e ganhou o Uchiha mais forte da Folha como um de seus membros. Ao todo, o papel de Obito no massacre Uchiha foi crucial, pois os eventos que ocorreram só foram possíveis por meio de seu envolvimento.
Confira também:
Naruto está disponível completo na Crunchyroll.