Nagato começa a se chamar de Pain em Naruto Shippuden enquanto ele cai mais fundo na loucura e realmente começa a observar quais são seus objetivos. Ele assume o nome Pain porque reflete sua filosofia. Em sua mente, a dor é a única maneira de trazer um mundo pacífico.
Ao causar dor aos outros, ele os força a reconhecer e entender o sofrimento que a humanidade inflige uns aos outros todos os dias. Ele acredita que, através da desgraça e da melancolia, a sociedade se tornará mais gentil e menos volátil. A maioria de suas citações gira em torno da dor e seu poder de trazer a reforma social .
“Toda a dor me forçou a crescer”
Quando Jiraiya perguntou a Pain o que aconteceu com ele, Jiraiya se referiu a quanta mudança Pain sofreu depois de abandonar o nome “Nagato” para assumir essa nova personalidade. Pain respondeu: “Nada aconteceu. Nada exceto a guerra. Muitas pessoas morreram nesta terra. Toda a dor me forçou a crescer.”
A realidade da guerra e da turbulência muitas vezes forçará as pessoas a crescerem e se tornarem muito diferentes de como as pessoas se lembram. No caso de Pain, a guerra em Konoha quebrou sua psique e o forçou a perceber as duras realidades do conflito.
“Mesmo a criança mais ignorante e inocente acabará por crescer”
É uma realidade cruel que, enquanto todos começam inocentes, o mundo acabará por roubar essa inocência. Embora algumas pessoas permaneçam otimistas, pessoas como Pain se tornarão cínicas. A dor entende as duras realidades do crescimento e que, às vezes, as crianças são forçadas a crescer e amadurecer muito cedo .
Pain afirma: “Mesmo a criança mais ignorante e inocente acabará crescendo à medida que aprendem o que é a verdadeira dor. Isso afeta o que dizem, o que pensam… e se tornam pessoas reais”.
“Abrace o medo”
Embora muitas das ações de Pain sejam repreensíveis, algumas das coisas que ele disse sobre o sofrimento são bastante perspicazes e podem ser úteis na vida real. Sem enfrentar seus medos, nunca será capaz de lidar com eles – muito menos superá-los.
A maioria das pessoas teme a dor de alguma forma. Medo e dor tendem a andar de mãos dadas, seja experimentando dor física ou sofrimento emocional. As pessoas evitarão ativamente se machucar, assim como evitarão se colocar em situações que provavelmente terminarão em desgosto. A dor diz: “Aprenda a abraçar a sensação de conhecer a verdadeira dor.”
“Como você pode dizer que você nunca vai mudar?”
Pessoas mudam. É um fenômeno natural da vida. Quem as pessoas eram dez anos atrás não é a mesma pessoa que são hoje. Quem as pessoas eram cinco minutos atrás pode nem ser a mesma pessoa que são agora. A dor entende essa ideia de mudança perpétua. Ele questiona as pessoas que afirmam que nunca vão mudar porque isso significa que elas vão evoluir ou crescer.
A dor questiona: “Como você pode dizer que nunca vai mudar? Que você não vai mudar, independentemente da dor que você enfrenta? Você pode continuar acreditando em si mesmo para sempre? Você pode garantir isso? Você pode ter tanta fé em si mesmo? ”
“Este ódio nos une”
Na maioria das vezes, a ideia de justiça das pessoas é apenas uma maneira de fazê-las se sentirem mais excepcionais do que o resto. Em tempos de paz, esses indivíduos se colocarão em um pedestal e levarão o crédito por acabar com a guerra – mesmo que tenham cometido o maior número de atrocidades. A dor, no entanto, não tem medo de chamar essas coisas.
Ele afirma: “Você acha que são os únicos que importam. Você acha que pode evitar a morte. Mas essa paz o tornou tolo e imprudente. Se você matar alguém, alguém o matará. Esse ódio nos une”.
“Às vezes, você deve se machucar para saber”
Um dos principais objetivos de Pain é forçar a humanidade a tropeçar e abraçar seu medo, sofrimento e escuridão interior. Só assim a humanidade pode evoluir. Embora ele certamente tenha métodos questionáveis de trazer tal evolução, este é um conselho sólido. Ninguém pode aprender estando sempre correto, nem pode entender o significado da perda se estiver ganhando consistentemente.
Pain declarou: “Às vezes, você deve sofrer para saber, cair para crescer e perder para ganhar. As maiores lições da vida são aprendidas através da dor”. Em última análise, Pain transmite a ideia de que, para superar seu sofrimento, deve-se sentar com ele por um tempo e aprender com ele.
“Não importa quão patética seja a razão, é o suficiente para começar uma guerra.”
Não seria justo chamar Pain de niilista. Em última análise, ele tem o objetivo de reformar a sociedade porque vê o potencial dentro dela – não importa o quão distorcido seus métodos possam parecer. Em vez disso, faz mais sentido chamar Pain de cínico. A maior parte de seu desprezo pela humanidade decorre da decepção que sente em relação às transgressões sem fim da humanidade.
Pain afirma: “Religião, ideologia, recursos, terra, rancor, amor, ou apenas porque… Não importa quão patética seja a razão, é o suficiente para começar uma guerra. A guerra nunca deixará de existir.”
“Apenas vivendo, as pessoas machucam outras sem nem perceber.”
Pain muitas vezes pondera sobre assuntos pesados, e não é surpresa que ele não tenha medo de pisar em assuntos obscuros. Pain acredita que a humanidade é inerentemente má , muitas vezes alegando que os humanos são bons apenas para machucar uns aos outros. Ele também acredita que a cooperação e a paz nunca existirão entre pessoas de diferentes classes sociais e origens. No final, a humanidade está destinada a voltar ao campo de batalha mais uma vez.
Pain afirma: “Apenas vivendo, as pessoas machucam outras sem perceber. Enquanto a humanidade existir, o ódio também existirá. Não há paz neste mundo amaldiçoado. A guerra é apenas um crime pago pela dor dos derrotados. ”
“Se você não compartilhar a dor de alguém, nunca poderá entendê-lo.”
Em Naruto , cada personagem tem bagagem para carregar. Muitos sofreram traumas e carregam esses fardos. Às vezes, eles se abrem e compartilham esses problemas com os outros, mas muitos optam por manter seus sentimentos engarrafados e trancados em sua psique.
Um dos arcos do personagem principal de Naruto veio quando ele teve que aprender que está tudo bem não estar bem. Não é saudável manter tanta turbulência emocional reprimida. Dor teve uma citação relevante para este contexto. Ele afirmou: “Se você não compartilhar a dor de alguém, você nunca poderá entendê-los.”
“Se você quer conhecer a dor, você deve entender a dor.”
Na mente de Pain, a única solução para a guerra, a morte e o ódio é infligir o máximo de sofrimento generalizado possível. Ao fazer isso, todos compreenderão o verdadeiro significado da dor. Quando as pessoas sofrem, é a única vez que elas podem chegar a um entendimento coletivo umas das outras.
Se todos tiverem que viver com a compreensão da dor uns dos outros, isso pode torná-los menos propensos a causar dor uns aos outros. É uma mentalidade distorcida, mas explica como Pain pretende atacar a psique das pessoas, explorando sua empatia. Ele afirma: “A dor é a única maneira de ensinar. A dor é a única solução para a paz. Se você quer conhecer a dor, você deve entender a dor.”
“O amor gera sacrifício, que por sua vez gera ódio. Então você pode conhecer a dor.”
Quando uma pessoa faz um sacrifício, outra pessoa pode dar por certo. Isso gera ressentimento entre os dois. A dor tem uma visão cínica do amor. Enquanto a maioria vê a capacidade de amar e formar laços significativos como uma força, Pain sente que essas coisas impedem a humanidade.
Hoje em dia, parece que existem mais relacionamentos tóxicos do que saudáveis – e Pain reconhece isso. Ele afirma que essas conexões apenas criam ciúme, resultando em uma perda. A dor afirma: “O amor gera sacrifício, que por sua vez gera ódio. Então, você pode conhecer a dor”.
“Quando eu não tinha nada e ninguém, eu sempre tinha dor.”
Amar os outros e ter conexões com os outros certamente pode levar à dor. A dor acredita que o apego aos outros só resultará em emoções negativas, seja por perda ou ciúme. Por outro lado, quando alguém não tem ninguém ao seu redor, essa pessoa se torna incrivelmente solitária – outra experiência dolorosa.
A disposição de Pain em explorar tal dicotomia é um dos conceitos mais interessantes introduzidos na série, especialmente considerando que Naruto entende a dor do ostracismo e da solidão. A dor afirma: “Quando eu não tinha nada nem ninguém, sempre tinha dor”.
“Somos apenas pessoas comuns levadas a se vingar em nome da justiça.”
Pain fez algumas observações bastante astutas sobre a natureza da vingança – especialmente considerando que ele procura vingar a humanidade como um todo, causando agitação generalizada e morte. A dor é bastante perspicaz sobre a natureza da sociedade. Em particular, ele critica a hipocrisia da humanidade ao declarar sua busca por vingar seus entes queridos e forçar os “bandidos” a assumir a responsabilidade.
Pain afirma: “Somos apenas pessoas comuns levadas à vingança em nome da justiça. Mas se a vingança é chamada de justiça, então a justiça só geraria ainda mais vingança e se tornaria uma cadeia de ódio”.
“Aqueles que não entendem a verdadeira dor nunca podem entender a verdadeira paz.”
O ponto crucial de todo o jogo final de Pain é a ideia de abrigar a paz através do sofrimento. Ele acredita que as pessoas causam danos umas às outras porque não compreendem as consequências de suas ações. Se eles nunca sentiram dor de verdade, então eles não entenderiam.
As pessoas podem alegar ser empáticas, mas é apenas uma palavra vazia quando elas não se colocam realmente no lugar de outra pessoa. Pain alega que tal comportamento imprudente resulta em constantes guerras e lutas. Ele afirma: “Aqueles que não entendem a verdadeira dor nunca podem entender a verdadeira paz.”
“Eu quero que você sinta dor, pense sobre a dor, aceite a dor, conheça a dor.”
Se Pain abandonasse sua escolha de carreira para se tornar um vilão e optasse por ser um líder religioso ou coach de vida, ele certamente ganharia seguidores com suas filosofias. A dor tem uma maneira esclarecida de pensar sobre o mundo de muitas maneiras. No entanto, ele se tornou um fanático e acabou enlouquecendo.
Apesar disso, o ultimato de Pain é forçar a humanidade a experimentar imensa dor física e emocional, compreendê-la e vir a abraçá-la como parte de sua vida. Ele afirma: “Quero que você sinta dor. Pense na dor. Aceite a dor. Conheça a dor”.
Confira também:
- Naruto: Hinta adolescente ganha vida neste cosplay
- Arte de fã mostra como seria o visual de Sasuke se ele fosse mulher em Naruto
- Este seria o vencedor em uma luta entre Sasuke e Neji em Naruto clássico
O anime Naruto pode ser acompanhado completo na Crunchyroll.