Dragon Ball vai acabar?

Quando alguém pensa em anime, há uma boa chance de que um homem de cabelos pretos com um kimono laranja venha à mente. Dragon Ball de Akira Toriyama é uma das séries de anime mais antigas e uma força cultural em todo o mundo.

Em termos literais, a série terá que terminar algum dia, como todas as coisas terminam. No entanto, a história de Dragon Ball tem consistentemente descartado as oportunidades para uma conclusão final e, na mente de muitos fãs, tornou-se uma série sinônimo de longevidade e uma aparente incapacidade de parar. Então, que tipo de final a série pode alcançar um dia?

A longa história da série

Dragon Ball está em execução desde 1984 e até hoje ainda está lançando novos capítulos. Originalmente, não era uma história sobre alienígenas e ameaças de fim de mundo, mas sim um garoto com origens misteriosas aprendendo artes marciais com seu melhor amigo, enquanto lutava contra ameaças muito menores do que a maioria dos fãs está acostumada. Antes dos saiyajins e deuses da destruição, Goku enfrentava forças militares e artistas marciais rivais.

A série viu seu enorme status quo mudar com a chegada de Dragon Ball Z , que mudou sua trajetória para sempre. Agora, Goku não era apenas um garoto estranhamente poderoso; ele era um saiyan, e os saiyajins restantes estavam vindo atrás dele. Depois disso, vilões icônicos como Vegeta, Freeza, Cell e Boo seguiriam, testando a força de Goku e seus aliados repetidamente.

Agora, Dragon Ball está em sua 3ª grande fase; Dragon Ball Super . Enquanto Z foi um grande afastamento da série original, Super segue amplamente as tendências que Z estabeleceu e corre com alguns dos conceitos experimentados na série apenas de anime, Dragon Ball GT .

Crescimento sem fim

Uma das coisas pelas quais Dragon Ball se tornou famoso desde Z é o crescimento aparentemente interminável dos níveis de poder da série. Muitos animes apresentam poder e apostas cada vez maiores, mas DB é famoso por isso. Mesmo em milhares de capítulos, One Piece não brincou com feitos cósmicos de força, mas desde a luta original entre Vegeta e Goku, DB apresentou a destruição do planeta como uma ameaça viável e comum.

Quando Freeza destruiu o planeta natal do saoiyan quando Goku era apenas um bebê, ele o fez em sua forma mais fraca, como um príncipe mimado que nunca treinou um dia em sua vida. Agora em Super , Freeza é 5 formas mais forte e tem os benefícios adicionais de um treinamento sério. A certa altura, todas as novas formas e ameaças começam a parecer menos impactantes do que costumavam.

Não ajuda que DB não tenha um sistema de energia flexível como a energia amaldiçoada de Jujutsu Kaisen ou os estandes de Jojo para manter as coisas interessantes. Para muitos, as lutas de DB há muito se misturaram em um borrão de lasers e socos, sem um fim aparente à vista de quão fortes esses personagens supostamente podem ficar. Em um ponto a transformação do super saiyan foi o pico da força de um saiyan, mas agora empalidece em comparação com os poderes de nível divino com os quais Goku e Vegeta estão lutando. Uma vez que você está ameaçando a destruição de vários universos, o quanto você ainda pode escalar as coisas no próximo arco?

Incentivo Econômico

Como uma série tão popular, Dragon Ball certamente também foi um enorme sucesso financeiro. O mais recente lançamento teatral da franquia, Dragon Ball Super Hero ganhou milhões de dólares, e outras adaptações da série em videogames e outras mídias raramente deixam de trazer dinheiro também.

Quando há um dinheiro tão consistente a ser feito, há uma ampla motivação para manter a série o maior tempo possível. Grandes séries que chegaram às suas conclusões de anime e mangá como Soul Eater e Fullmetal Alchemist ainda trazem muita receita, mas não podem ser monetizadas da mesma maneira que algo em andamento.

O criador da série Akira Toriyama já passou as responsabilidades de desenho para Toyotarou, tão parecido com Berserk , Dragon Ball poderia continuar mesmo após a morte de seu criador, mesmo que fosse na forma de uma série de sequências como Boruto .

Como seria um final?

Se um final chegasse, depois de todo esse tempo, é difícil imaginar como seria. DB não tem nenhum objetivo óbvio para a série terminar. Em Attack on Titan , por exemplo, o fim sempre foi óbvio. A história terminaria assim que os titãs fossem derrotados, e foi exatamente isso que aconteceu. Como aquele que destruiu os Saiyajins, Freiza seria a luta final mais satisfatória narrativamente, mas ele já foi derrotado várias vezes.

Até a morte há muito foi despojada de sua finalidade na série, então um Goku e Vegeta mortos dificilmente carregariam o mesmo peso que poderiam ter. Infelizmente, parece que, no entanto, o final da série terá que ser uma circunstância de finalização da produção, em vez da resolução temática e narrativa natural pela qual a maioria das séries se esforça.

Veja também:

- Publicidade -

últimos posts