Além de novas histórias e personagens, Dragon Ball Super também trouxe explicações inéditas sobre o passado da série.
A expansão do universo e introdução de divindades mostrou que as coisas eram bem mais complexas do que imaginávamos e resolveu um grande mistério de Dragon Ball Z.
O mistério de Dragon Ball Z
Na Saga Majin Boo, em Dragon Ball Z, o Supremo Kaioshin do universo 7 levou Gohan para treinar e revelou que se ele conseguisse retirar e empunhar a Espada Z, um novo poder tomaria conta do seu corpo e ele seria suficiente para derrotar Boo.
Gohan de fato conseguiu retirar a Espada da rocha mas nada aconteceu. Na verdade, ele acabou a quebrando e então descobrimos que o que o tornaria forte estava dentro da espada: o velho Kaioshin de várias gerações passadas.
Dragon Ball Z nunca explicou como o velho foi parar dentro da Espada e isso permaneceu um mistério por décadas; isso provavelmente era algo que Toriyama ainda não tinha explicação. Felizmente a sequência do anime explicou que Bills selou o Kaioshin dentro da espada.
Em uma entrevista, o criador da série revelou ainda mais detalhes sobre o ocorrido. De acordo com ele, Os Kaioshins e Deuses da Destruição realizam reuniões estratégicas com o tempo e, em uma delas, o velho Kaioshin brigou com Bills por conta de algo insignificante. Ao invés de destruir o Planeta Sagrado dos Kaioshins, Bills somente selou o velho na espada.
Assim, portanto, a série preencheu uma lacuna importante que ficou sem resposta por anos.
Além disso, Dragon Ball Super também explicou que os Deuses e Kaioshins possuem vínculos entre si. Isso significa que se um morre, o outro também morre. Ou seja, Bills selar o velho Kaioshin também significava preservar a sua própria vida.