Gohan é um dos maiores heróis da história de Dragon Ball , pois ele não deseja alcançar o poder divino, mas apenas luta quando é absolutamente necessário, embora pareça haver um limite para seu heroísmo, pois Gohan é secretamente responsável por matando Goten e Trunks .
Gohan foi apresentado no início da era Dragon Ball Z como o filho de quatro anos de Goku. Mesmo sendo jovem, Gohan foi jogado direto na batalha depois que o irmão há muito perdido de Goku, Raditz, veio à Terra com intenções vilãs. Depois que Raditz foi derrotado, o que resultou na morte de Goku, Piccolo treinou Gohan por um ano inteiro.antes que os parceiros de Raditz, Vegeta e Nappa, aparecessem para dizimar o planeta. Então, nos primeiros capítulos da história de Gohan, ele já é um guerreiro experiente que testemunhou a morte e experimentou tutela cruel – e as coisas não ficaram mais fáceis para ele a partir daí. Avanço rápido para a Saga Cell e Gohan atingiu um nível de poder que não havia sido alcançado por Vegeta ou Goku. Avance novamente para a Buu Saga e Gohan faz exatamente a mesma coisa, só que desta vez com a ajuda de uma divindade literal. No entanto, enquanto os power-ups de Gohan só ajudaram os Z-Fighters no passado, seu último na era DBZ matou Goten e Trunks.
No capítulo 499 de Dragon Ball de Akira Toriyama, Gohan aparentemente voltou do túmulo, já que foi dado como morto durante a maior parte da Saga Buu até agora. Na realidade, Gohan estava simplesmente treinando com os Kais em seu mundo, além de ter suas habilidades latentes trazidas para se tornar a versão mais forte de si mesmo sem treinamento excessivo. Até Gohan reaparecer, Goten e Trunks estavam lutando contra Majin Buu como Gotenks, e o lutador amalgamado até alcançou o Super Saiyajin 3 – o que foi um feito e tanto, especialmente em tão pouco tempo. No entanto, mesmo com o imenso power-up, Gotenks ainda não era páreo para Buu, e é por isso que Gohan decidiu que era hora de intervir.