Para os fãs de Cyberpunk 2077 , o Sandevistan é conhecido como um implante de cyberware do sistema operacional que aciona um efeito de status que permite aos usuários diminuir sua percepção de tempo e derrubar oponentes antes mesmo de saberem o que os atingiu.
Alternativamente, sua representação na série de anime spin-off Cyberpunk Edgerunners diverge ligeiramente da de sua contraparte em Cyberpunk 2077 , apesar das muitas semelhanças que eles, sem dúvida, compartilham. Introduzido como um implante de nível militar que vem com um alto risco de ciberpsicose, o Sandevistan é a peça de assinatura cibernética do protagonista David Martinez e é frequentemente retratado como o motivo de sua ascensão à proeminência entre o alto escalão dos mercenários de Night City.
O implante para acabar com todos os implantes
Ao contrário de sua versão no jogo, o anime retrata o Sandevistan como um implante espinhal que é fundido diretamente nas costas do usuário, o que permite que eles diminuam sua percepção do tempo a um grau que deixa os espectadores normais incapazes de discernir ou mesmo reagir a seus movimentos em qualquer capacidade – a menos que possuam um próprio, é claro.
Aparecendo na cena de abertura do anime, equipado nas costas de um oficial militar da NUSA (Novos Estados Unidos da América) tenente-coronel James Norris, o verdadeiro poder de um Sandevistan de nível militar é mostrado com força total enquanto ele rapidamente o usa para despachar uma série de policiais durante um ataque armado no Corpo Plaza, no coração de Night City. O próprio Norris estava armado até os dentes com cyberware, incluindo lâminas de mantis, um sistema de lançamento de projéteis, revestimento corporal e armadura subdérmica, que cumulativamente o levaram a sucumbir a um ataque extremo de ciberpsicose .
Recuperado da cena de sua morte subsequente nas mãos de agentes MaxTac pela EMT Gloria Martinez, este pedaço extremamente potente de cyberware eventualmente cai nas mãos de seu filho David, que passa a implantá-lo em sua própria coluna, após uma série de infelizes circunstâncias deixa sua vida em ruínas.
Milagrosamente, mesmo depois de praticamente não tomar imunobloqueadores após o procedimento, ele rapidamente domina as capacidades do implante, superando os limites convencionais de seu uso com grande efeito, disparando oito vezes em um único dia em sua primeira saída antes de inevitavelmente desmaiar de exaustão .
Movendo-se mais rápido do que o olho pode ver
O desencadeamento de David do efeito de status no anime é retratado através de um efeito sonoro de distorção seguido pela produção de imagens posteriores tingidas de azul esverdeado durante o movimento, que servem para destacar sua velocidade aprimorada em contraste com oponentes estacionários. Seus reflexos e movimentos aprimorados efetivamente permitem que ele se esquive de tiros, gire casualmente entre vários oponentes e despache-os em rápida sucessão, ou faça ajustes em frações de segundo para negar as contramedidas de seus adversários.
Ao longo do show, sua proeza com o implante atinge tal altura que ele é capaz de se mover mais rápido do que veículos em alta velocidade ou atravessar campos de batalha e enfrentar inúmeros oponentes antes mesmo de saberem o que os atingiu. Quando exibida em tempo real, a animação do Studio Trigger faz uso de desfoque de movimento para oferecer informações suficientes para os espectadores avaliarem a trajetória dos movimentos de David.
Nesta nota, a representação do implante do Cyberpunk 2077 exerceu uma influência visível no anime, onde a ativação é imediatamente seguida por um som idêntico, bem como um tom azul-esverdeado transmitido ao campo de visão do usuário. Onde as duas versões divergem é na frequência com que o Sandevistan pode ser usado.
Enquanto David é constantemente mostrado usando-o em rajadas curtas de rápida sucessão, a versão do jogo é ativada por um período definido após o qual passa por um período de espera que pode variar de 15 segundos a um minuto, dependendo do modelo equipado. No entanto, isso pode ser contornado por meio de modificações que reduzem gradualmente essa duração até um ponto em que pode até rivalizar com a proficiência do próprio David.
As armadilhas de se soltar
Juntamente com a amplificação da velocidade e dos reflexos de um usuário, o Sandevistan também aumenta indiretamente a força exponencialmente em virtude da força pura exercida ao se mover em velocidades sobre-humanas. O confronto de David com Katsuo Tanaka é uma prova disso, onde, apesar de sua constituição esguia e estrutura robusta, ele foi capaz de dominar facilmente seu valentão e enviá-lo voando com um único soco, exigindo pouco ou nenhum esforço geral. Essa faceta do implante atinge proporções absurdas no final da história, à medida que David adiciona mais ciberware de ponta à sua coleção – a ponto de sua velocidade permitir que ele destrua comboios inteiros de veículos blindados em pouco tempo.
No entanto, todos esses benefícios têm um grande custo, onde os usuários são prontamente suscetíveis às consequências debilitantes da ciberpsicose de início rápido, devido ao fato de seus cérebros orgânicos serem incapazes de lidar com o custo mental e físico do uso repetido. Portanto, não é difícil ver até mesmo um veterano experiente como Norris sucumbindo ao declínio mental rapidamente após o uso do Sandevistan, juntamente com todos os seus outros implantes. No entanto, no caso de David, sua tolerância incrivelmente alta para cyberware, compaixão inata e os fortes laços que ele compartilha com as pessoas próximas a ele são as únicas razões pelas quais ele é capaz de suportar o uso sustentado do implante, enquanto se esforça ao máximo.