Ao longo de toda a série Dragon Ball , sempre parecia que nada poderia superar o poder incomparável do Super Saiyajin – embora haja um vilão menos conhecido que é o assassino perfeito do Super Saiyajin, e os fãs o perderam totalmente.
Embora o termo ‘Super Saiyan’ tenha sido mencionado várias vezes antes da introdução oficial, os fãs foram apresentados a um Super Saiyan pela primeira vez durante a saga Freeza de Dragon Ball Z. Enquanto Goku estava no meio de sua batalha icônica com o tirano intergaláctico, Freeza matou um de seus amigos e aliados, Kuririn, bem na frente dele. Cego pela raiva com um coração puro para guiá-lo, Goku libera todo o poder que pode reunir e alcança a lendária transformação de Super Saiyajin.. Após este evento fatídico, muitos outros guerreiros Saiyajins foram mostrados usando a transformação, incluindo Vegeta que a usou para matar Androide 19 com facilidade e Trunks que usou seu poder para acabar com Frieza como se não fosse nada. Com esses exemplos, fica claro que mesmo depois que Goku liberou a energia bruta do Super Saiyajin, houve muitos exemplos posteriores da forma sendo incrivelmente poderosa e imensamente útil – mas para um monstro, esse poder não passa de um lanche saboroso.
No capítulo 451 de Dragon Ball de Akira Toriyama, Goku, Gohan, Vegeta e Supremo Kai estão em uma missão para parar o vilão Babidi e impedir que o feiticeiro solte Buu no mundo. Os Z-Fighters seguem o vilão e seus capangas controlados pela mente até um covil subterrâneo onde Babidi empilhou níveis de vilões cada vez mais poderosos para lutar contra os Z-Fighters enquanto eles descem cada vez mais para o covil. Em um nível, há um monstro chamado Yakon, e enquanto na superfície ele parecia uma criatura de aparência assustadora que poderia ser facilmente derrotada, ele prova exatamente o quão errado é essa suposição inicial. Quando Goku se transformou em Super Saiyajin , Yakon simplesmente consumiu sua energia e reverteu Goku de volta à sua forma original.