Ao longo de todo Dragon Ball , Goku e os Z-Fighters tiveram que lidar com uma infinidade de inimigos cada vez mais mortais – embora depois de derrotar um dos mais mortais de todos eles, Goku chega à conclusão sombria de que ele é o maior de Dragon Ball . vilão.
Goku foi apresentado no primeiro capítulo de Dragon Ball , e ao longo dessa corrida original, ele provou ser o maior herói que a Terra já viu. Cada bandido – de um chefe do crime de baixo nível a uma entidade centenária originalmente acreditada como um demônio literal – foi derrubado por Goku. Não foi até Dragon Ball Z que Goku parou de simplesmente responder a vilões pré-existentes e começou a ter uma mão em sua criação – e essa tendência aumentou constantemente até chegar à sua conclusão natural.
Em Dragon Ball capítulo 418 de Akira Toriyama, os Z-Fighters estão comemorando porque Gohan acabou de derrotar Cell., embora o preço que pagaram foi ótimo. Antes de Gohan dar o golpe mortal, Goku sacrificou sua vida para salvar o mundo de uma explosão criada por Cell que teria destruído o planeta. Agora que Cell se foi, os Z-Fighters estão refletindo sobre esse sacrifício, bem como sobre o fato de que Goku aparentemente se foi para sempre. No entanto, assim como eles estão enfrentando essa imensa perda, cada um deles ouve a voz de Goku em suas cabeças enquanto ele está se comunicando com eles da vida após a morte usando os poderes telepáticos que o Rei Kai temporariamente lhe ofereceu. Goku diz a seus amigos e familiares que ele está bem em estar morto – e enquanto a razão que ele dá é chocante, depois de pensar um pouco, na verdade faz muito sentido.