O gênero Isekai se tornou uma moda na indústria de anime nos últimos anos, mas a forma como ele se assemelha à representação inicial de Goku em Dragon Ball é algo surpreendente. Embora Dragon Ball seja frequentemente creditado por moldar o shonen de ação/aventura e popularizar o anime fora do Japão, Isekai segue seus próprios tropos estabelecidos, apesar de parecer muito diferente na superfície.
Um subgênero popular de Isekai envolve o herói sendo transportado para um mundo diferente, onde ganha poderes incríveis que o tornam invencível. Como o herói geralmente não está familiarizado com esse novo mundo, grande parte da série envolve descobrir suas regras e particularidades, apesar de serem divinas. Muitas dessas séries incluem essas informações em seus títulos para atrair o público interessado em descobrir esses novos mundos.
A descoberta do mundo por Goku basicamente faz dele um herói Isekai
Embora a premissa principal do início de Dragon Ball se assemelhe à de muitas séries Isekai, como o personagem principal Goku sendo transportado para outro mundo, há algumas diferenças importantes. Embora Goku seja de outro planeta, ele não foi transportado intencionalmente para a Terra, não morreu e não foi sugado para um jogo ou romance. A razão pela qual Goku não se encaixa com outros humanos e tem dificuldade em entender muitas dicas sociais é que ele viveu sozinho por anos após a morte de seu avô Gohan, período durante o qual ele não teve contato com o mundo exterior. Quando ele conhece Bulma e se junta a ela na busca pelas Esferas do Dragão, ele precisa aprender tudo sobre a humanidade do zero, como se tivesse acabado de ser transportado para um mundo Isekai, embora tenha vivido na Terra a maior parte de sua vida.
Embora Goku seja ridiculamente forte a ponto de ninguém representar uma verdadeira ameaça para ele em Dragon Ball, existem diferenças notáveis entre a abordagem da série e a dos heróis de Isekai. Na verdade, a primeira grande derrota de Goku na série é para Mestre Kame disfarçado de Jackie Chun, e a única razão pela qual Goku não vence é porque Mestre Kame tinha pernas mais longas. Kame competiu disfarçado porque temia que Goku parasse de treinar se não houvesse ninguém mais forte do que ele no torneio. Embora a série apresente um herói com poderes incríveis, Dragon Ball se torna criativo com o conflito. Por exemplo, Goku teve que ser salvo por Yamcha uma vez porque seus inimigos capturaram Bulma e ameaçaram machucá-la se ele não os deixasse espancá-lo. Além disso, a tolice ou falta de bom senso de Goku às vezes atrapalha sua capacidade de vencer.
- Loid contra Yor – SPY x FAMILY dá aos fãs luta que eles esperavam
- Criador de One Piece desmascara uma teoria PRINCIPAL sobre o misterioso tesouro da série
Dragon Ball está disponível na Crunchyroll.