Ao longo de sua longa história, o anime Pokémon fez muitos enredos e arcos de história, mas nem todos chegaram a uma conclusão satisfatória. Uma das tramas mais notáveis a ser abandonada repentinamente do nada foi a trama GS Ball, que forneceu o ímpeto para Ash ir para as Ilhas Orange e depois para Johto.
No episódio “Pallet Party Panic”, logo após a derrota de Ash na Indigo League, o Professor Oak pede que Ash, Misty e Brock sigam para as Ilhas Laranja para recuperar uma misteriosa Pokébola chamada “GS Ball” do Professor Ivy, um colega dele. Eles pegam a GS Ball, mas Ash então passa algum tempo nas ilhas, pegando Pokémon e desafiando os ginásios locais, então os mistérios da GS Ball tiveram que esperar. Após o arco das Ilhas Laranja de Pokémon , Ash entregou a GS Ball ao Professor Oak, mas Oak não foi capaz de fazer muito progresso em estudá-la e, em vez disso, pediu a Ash para levá-la a um especialista em Pokébola chamado Kurt, que morava em Johto. Demora um pouco, mas Ash finalmente alcançou Kurt e deu a ele a GS Ball…
O GS Ball obviamente deveria ter algum tipo de significado maior, mas qualquer que seja a importância que deveria ter, nunca surgiu, e os espectadores nunca tiveram uma resposta para seus mistérios. No entanto, existem algumas coisas que os fãs podem inferir do Pokémon Crystal . Lá, a Bola GS é um item que só poderia ser obtido por meio de eventos presenciais especiais; quando levado para Kurt, ele o examinará por um período de tempo antes de devolvê-lo. Se os jogadores levarem a bola para o santuário da Floresta Ilex, colocá-la no santuário fará com que um Celebi apareça, permitindo ao jogador pegar o Pokémon mítico . Uma vez que a GS Ball está intimamente ligada a Celebi nos jogos, é razoável supor que o mesmo seria o caso no anime… mas por que o enredo caiu tão repentinamente?
Os filmes Pokémon foram priorizados sobre o anime
Em uma entrevista de 2008 entre o “Water Pokémon Master” de Poké Beach e o ex-diretor do anime Pokémon Masamitsu Hidaka, Hidaka foi questionado sobre a GS Ball. Na entrevista, Hidaka disse que o GS Ball de fato continha Celebi, ou pelo menos teria levado em consideração um arco baseado em Celebi na série. Na época da introdução do GS Ball, o primeiro filme de Pokémon havia sido lançado há apenas alguns meses e ainda não estava claro se os filmes de Pokémon seriam uma coisa regular. No entanto, quando o GS Ball foi eliminado do programa, o lançamento do terceiro filme era iminente e sabia-se que um quarto estava a caminho. Hidaka disse que foi tomada a decisão de apresentar Celebi no quarto filme, eventualmente intituladoPokémon 4Ever: Celebi, Voice of the Forest , e para evitar complicações, a GS Ball foi escrita antes de Celebi aparecer na série. Hidaka disse que esperava que os fãs simplesmente esquecessem o GS Ball … o que realmente não aconteceu, pois ele ainda recebia perguntas sobre isso oito anos depois.
Essa decisão acabou preparando o cenário para os filmes de Pokémon se concentrarem nos míticos daquele ponto em diante, impedindo que a maioria deles aparecesse na série e alterando para sempre quais criaturas o anime poderia ou não apresentar. Se o arco GS Ball tivesse ocorrido de maneira diferente, o anime Pokémon de hoje poderia ter sido muito diferente.
Confira também:
- Pokémon: O que acontece dentro de uma Pokébola?
- Fãs de Pokémon estão convencidos de que a nova protagonista é a filha de Ash