Quando Naruto começou, o conceito de diferentes formas e transformações não estava tão presente na história. No entanto, com o uso de Naruto de seu chakra da besta com cauda acontecendo com mais frequência e Sasuke recebendo a marca da maldição de Orochimaru, os personagens principais do show recebendo aparências e poderes diferentes após uma transformação tornou-se comum. Isso foi transportado para Naruto Shippuden e expandido pela escala maior da Parte 2.
Durante o arco Pain, Naruto introduziu o Modo Sábio – um estado no qual o usuário pode colher a energia da natureza e combiná-la com o chakra. Naruto levou um longo e exaustivo treinamento para dominá-lo, e nem mesmo Jiraiya foi capaz de usar totalmente essa transformação. Além disso, o Modo Sábio também era uma forma de aparência única na qual, ao contrário do modo Nove-Caudas, Naruto retinha a maior parte de sua aparência normal. Tudo isso fez do Modo Sábio a forma mais interessante já usada por Naruto. No entanto, a história acabou por desperdiçá-lo ao introduzir rapidamente muitas outras transformações mais poderosas para o personagem.
Isso é muito parecido com o que aconteceu com o Super Saiyan 3 de Goku em Dragon Ball Z – uma forma também de aparência única, supostamente o auge de um poder Saiyajin, que acabou sendo rapidamente substituída pelo Super Saiyajin 4 de Dragon Ball GT e pelas muitas outras transformações Saiyajins de Dragon Ball Super. Apesar de seu impacto ao serem introduzidos, tanto o Modo Sábio de Naruto quanto o Super Saiyajin 3 de Goku agora são raramente usados.
O personagem principal alcançar o próximo nível de poder e superar suas técnicas anteriores não é novidade para o anime, mas a forma como Naruto e Dragon Ball lidaram com o Modo Sábio e o Super Saiyajin 3 não foi satisfatória. Depois de tanto desenvolvimento para o que deveria ter sido uma mudança de nível de poder que mudaria o jogo em ambas as franquias, desconsiderar rapidamente essas formas para substituí-las por outras mais fortes, como Sage of Six Paths Mode ou Super Saiyan Blue acabou sendo redundante. É óbvio que Naruto teve que continuar evoluindo conforme a história avançava para acompanhar os membros restantes da Akatsuki, e o mesmo vale para Goku. No entanto, tanto Naruto quanto Dragon Ball poderia ter encontrado uma maneira melhor de introduzir novos poderes sem desconsiderar os que já haviam sido estabelecidos.
O fato de o Modo Sábio de Naruto e o Super Saiyajin 3 de Goku serem lembrados com nostalgia por aqueles que continuam acompanhando Boruto e Dragon Ball Super revela que não continuar a explorar essas transformações foi um desperdício. Naruto ecoou muitos dos pontos fortes de Dragon Ball Z. Infelizmente, o primeiro também repetiu alguns erros do último anime clássico e suas sequências. À medida que ambos os universos continuam a crescer, o uso do Modo Sábio e do Super Saiyajin 3 se tornará ainda mais raro.
Confira também: