A forma mais legal de Naruto repetiu um problema do Super Saiyajin de Dragon Ball Z

Naruto já viu seu personagem titular alcançar muitas formas e transformações diferentes, mas o mais legal de todos acabou sofrendo com um antigo problema de Dragon Ball Z. Como é comum no gênero shonen, cada fase da vida do personagem principal costuma ser marcada por uma transformação ou técnica única, e algumas delas se destacam mais que outras. Embora Naruto não tenha algo que possa ser comparado às transformações Super Saiyan, nas quais há uma escalada muito clara dos níveis de poder de Super Saiyan 1 para Super Saiyan 2 (e assim por diante), personagens como Naruto e Sasuke não são estranhos a mudanças de poder físico.

Quando Naruto começou, o conceito de diferentes formas e transformações não estava tão presente na história. No entanto, com o uso de Naruto de seu chakra da besta com cauda acontecendo com mais frequência e Sasuke recebendo a marca da maldição de Orochimaru, os personagens principais do show recebendo aparências e poderes diferentes após uma transformação tornou-se comum. Isso foi transportado para Naruto Shippuden e expandido pela escala maior da Parte 2.

Durante o arco Pain, Naruto introduziu o Modo Sábio – um estado no qual o usuário pode colher a energia da natureza e combiná-la com o chakra. Naruto levou um longo e exaustivo treinamento para dominá-lo, e nem mesmo Jiraiya foi capaz de usar totalmente essa transformação. Além disso, o Modo Sábio também era uma forma de aparência única na qual, ao contrário do modo Nove-Caudas, Naruto retinha a maior parte de sua aparência normal. Tudo isso fez do Modo Sábio a forma mais interessante já usada por Naruto. No entanto, a história acabou por desperdiçá-lo ao introduzir rapidamente muitas outras transformações mais poderosas para o personagem.

Isso é muito parecido com o que aconteceu com o Super Saiyan 3 de Goku em Dragon Ball Z – uma forma também de aparência única, supostamente o auge de um poder Saiyajin, que acabou sendo rapidamente substituída pelo Super Saiyajin 4 de Dragon Ball GT e pelas muitas outras transformações Saiyajins de Dragon Ball Super. Apesar de seu impacto ao serem introduzidos, tanto o Modo Sábio de Naruto quanto o Super Saiyajin 3 de Goku agora são raramente usados.

O personagem principal alcançar o próximo nível de poder e superar suas técnicas anteriores não é novidade para o anime, mas a forma como Naruto e Dragon Ball lidaram com o Modo Sábio e o Super Saiyajin 3 não foi satisfatória. Depois de tanto desenvolvimento para o que deveria ter sido uma mudança de nível de poder que mudaria o jogo em ambas as franquias, desconsiderar rapidamente essas formas para substituí-las por outras mais fortes, como Sage of Six Paths Mode ou Super Saiyan Blue acabou sendo redundante. É óbvio que Naruto teve que continuar evoluindo conforme a história avançava para acompanhar os membros restantes da Akatsuki, e o mesmo vale para Goku. No entanto, tanto  Naruto quanto Dragon Ball poderia ter encontrado uma maneira melhor de introduzir novos poderes sem desconsiderar os que já haviam sido estabelecidos.

O fato de o Modo Sábio de Naruto e o Super Saiyajin 3 de Goku serem lembrados com nostalgia por aqueles que continuam acompanhando Boruto e Dragon Ball Super revela que não continuar a explorar essas transformações foi um desperdício. Naruto ecoou muitos dos pontos fortes de Dragon Ball Z. Infelizmente, o primeiro também repetiu alguns erros do último anime clássico e suas sequências. À medida que ambos os universos continuam a crescer, o uso do Modo Sábio e do Super Saiyajin 3 se tornará ainda mais raro.

Confira também:

- Publicidade -

últimos posts