De todas as grandes séries de batalha shounen da nova era, poucas foram comparadas entre si mais do que Chainsaw Man e Jujutsu Kaisen . A comparação chegou até aos ouvidos dos mangakas de ambas as séries, que admitem abertamente serem fãs do trabalho um do outro.
Um ponto de comparação são os principais sistemas de ameaças/poder das duas séries; demônios e maldições. Os dois podem parecer semelhantes na superfície, pois ambos são baseados em seres criados a partir de emoções humanas, e o protagonista principal de cada série está compartilhando um corpo com um desses seres (Yuji com a maldição Sukuna e Denji com o demônio da motosserra, Pochita). . No entanto, existem algumas diferenças significativas que os diferenciam.
O que é uma maldição?
A principal fonte de atividade sobrenatural em Jujutsu Kaisen é o fenômeno da energia amaldiçoada . No nível mais básico, as maldições são efeitos sobrenaturais causados por algum tipo de malícia ou má vontade. Os próprios espíritos amaldiçoados são seres nascidos da energia amaldiçoada. As chances são de que, se um lugar ou coisa for objeto de emoções negativas suficientes, uma maldição provavelmente se manifestará em torno dele. Por exemplo, as escolas geralmente correm o risco de gerar maldições devido às emoções negativas dos alunos sendo agrupadas. As cidades também possuem maldições mais poderosas e inteligentes, já que o nível de emoção negativa nelas é muito mais denso devido à população maior.
Existem até maldições nascidas do medo, incluindo Mahito, que nasceu do medo humano um do outro, e Hanami , que nasceu do medo do homem pela natureza. Como esses são medos bastante fortes e comuns, as maldições são conseqüentemente muito poderosas.
Jujutsu Sorcerers são pessoas que podem aproveitar a energia amaldiçoada para seus próprios fins e são imbuídos de habilidades inatas e imutáveis desde o nascimento. Eles costumam usar essas habilidades para eliminar maldições por meio de exorcismo, mas as maldições sempre podem ser revividas pelos mesmos sentimentos que as geraram. Se um feiticeiro de jujutsu não for morto com energia amaldiçoada, ele pode até mesmo se tornar amaldiçoado por meio de suas emoções negativas.
O que é um diabo?
Do outro lado dessa comparação, os demônios são muito semelhantes à categoria específica de maldição em que Mahito e Jogo se enquadram. Eles são formados diretamente do medo da humanidade de qualquer coisa. Pode ser o medo de morcegos, espadas, eternidade ou até escuridão. Mesmo coisas que os humanos não temem muito, como pepinos-do-mar e tomates, têm demônios correspondentes. No entanto, a quantidade de medo dirigida a eles aumenta seu poder, o que significa que algo como o Tomato Devil é extremamente fraco.
Como só pode haver um demônio de qualquer medo, matar esse demônio de qualquer maneira o enviará de volta ao inferno. A única maneira de retornar é ser morto novamente no inferno, o que significa que a maioria dos demônios está em um ciclo contínuo de reencarnação.
Os demônios também são capazes de fazer contratos com humanos, trocando algumas de suas habilidades por algo pertencente ao humano em questão. Por exemplo, o caçador de demônios Aki troca uma pequena parte de sua pele toda vez que usa os poderes do Fox Devil. Enquanto isso, Denji conseguiu ter seu coração substituído por Pochita com a condição de que ele realizasse seus sonhos para Pochita ver.
Como as diferenças se manifestam
Já deve estar claro o quão diferentes esses dois sistemas realmente são. Por um lado, em JJK , a humanidade tem o benefício de ter feiticeiros de jujutsu, embora sejam bastante raros. Isso significa que eles têm uma maneira integrada de combater as maldições e destruí-las semipermanentemente, se não permanentemente. No CM, no entanto, os humanos não têm habilidades especiais para combater os demônios, o que significa que são forçados a fazer contratos com os demônios para ter uma chance, colocando-os à mercê dos demônios.
Essa pequena mudança dinâmica significa que JJK consegue abordar linhagens familiares, artes marciais, destino, etc., já que seu sistema de poder tem uma história longa e estudada e é amplamente controlável por humanos. O CM, por outro lado, é mais voltado para narrativas pessoais e auto-sacrifício, já que até mesmo os caçadores de demônios mais fortes estão regularmente se destruindo, não deixando tempo para construir tradições ou transmitir técnicas.
As maldições tendem a ser muito mais abundantes do que os demônios, pois podem ser criadas de muitas outras maneiras. Eles também são muito mais imprevisíveis. Embora se possa presumir aproximadamente as habilidades de um demônio com base em seu nome, qualquer espírito amaldiçoado pode ter quase tudo na manga.
CM também acaba sendo ainda mais sombrio que JJK, pois não apenas seus personagens estão constantemente se sacrificando por uma chance de lutar, mas como os demônios são conhecidos por todos, as pessoas comuns nem mesmo têm o luxo da ignorância. Todo mundo sabe que um demônio pode aparecer a qualquer momento e acabar com suas vidas em uma fúria irracional. Esse problema é até um dos maiores pontos da trama em Chainsaw Man parte 2.
Confira também:
- Chainsaw Man: Animador cria versão estendida de cena erótica entre Makima e Denji
- Chainsaw Man não é misógino – suas personagens femininas são surpreendentemente empoderadas
- Chainsaw Man é o demônio mais forte por uma razão surpreendente
O anime Chainsaw Man pode ser assistido na Crunchyroll.